Disney reivindica direitos autorais

Posted by Taila On janeiro - 18 - 2018
Alguns modelos 3D da Star Wars serão removidos do Thingiverse

Alguns dos modelos removidos do Thingiverse

Por Gregory van Zuyen

Embora a impressão 3D ainda tenha encontrado poucas questões importantes de violação de propriedade intelectual em relação aos modelos impressos desde a sua criação, era inevitável que um caminho de desrespeito tomaria seu curso.

Ainda mais inevitável as primeiras reivindicações de infração de modelagem 3D, obviamente, são da Disney. A Disney empresa adotiva da franquia Star Wars, criada por George Lucas e Lucasfilms, exigiu que Thingiverse, o site de download de arquivos STL de propriedade da Stratasys, remova uma seleção de modelos da Star Wars. Embora ainda haja um grande número de modelos de personagem Star Wars disponíveis no Thingiverse e em outros sites de arquivos STL, incluindo mestre Yoda.

Esse movimento da Disney marca um ponto muito importante, pelo qual o lado escuro da lei de direitos autorais começa a destruir a liberdade desenfreada dos amantes de impressão 3D de modelar e imprimir suas próprias criações. Conforme coberto pelo All3DP, o ataque da Disney ao Thingiverse parece focado principalmente nos projetos do designer Argentino Agustin Flowalistik. As principais alegações de infração da Disney têm a ver com três personagens do trabalho de modelagem do Flowalistik: R2D2, C3PO e Darth Vader. 

Enquanto esses personagens são removidos, o trabalho de Flowalistik ainda pode ser baixado na forma de um Stormtrooper Imperial.

Leave a Reply